Foto de perfil

Atualização Automática no Debian 9

Atualização automática Debian 9

Após a instalação dos softwares que você precisa para o seu sistema, é uma boa prática verificar por atualizações em intervalos regulares. Em particular, atualizações de segurança são feitas sempre que possível após uma falha ou vulnerabilidade for identificada nos softwares do Debian.

É claro que é bem simples atualizar um sistema Debian. Após atualizar o cache de pacotes, para que ele mantenha informações sobre todos os softwares (pacotes) nos repositórios, os comandos apt-get, apt, aptitude atualizará todos os softwares com as versões mais recentes disponíveis.

Vamos lá! Deixando automático

É possível executar atualizações automáticas e não assistidas em um sistema, mas existem alguns problemas em potencial. Configurar é bem simples. Basta instalar o pacote de upgrades não assistidos.

# apt install unattended-upgrades

Se durante a instalação não for perguntado se você deseja habilitar atualizações automáticas de segurança, execute o comando dpkg-reconfigure -plow unattended-upgrades para habilitar.

# dpkg-reconfigure -plow unattended-upgrades
Tela de seleção automática de atualizações

Quando você selecionar <Sim> ele vai abrir outra tela para você indicar quais os tipos de pacotes devem ser atualizados. Eu deixei padrão no momento, mas tem como inserir depois no arquivo de configuração.

Seleção dos tipos de pacotes, nesse caso vem padrão “Debian-Security”

Geralmente, apenas as atualizações de segurança serão instaladas automaticamente, o que minimizará possíveis problemas, que incluem dependências modificadas e alterações que modificam como o software é configurado ou como ele opera.

É possível permitir outras atualizações, modificando arquivo em /etc/apt/apt.conf.d/50unattended-upgrades. O arquivo é comentado para ajudar a identificar as modificações desejadas, geralmente removendo o // na frente das linhas que você deseja habilitar.

Dica

A melhor prática é permitir a instalação automática de upgrades de segurança apenas (use a configuração padrão). O cache de informações de pacotes para todos os pacotes será atualizado em qualquer caso, para que você possa atualizar manualmente o restante dos pacotes periodicamente, permitindo que você resolva quaisquer problemas incomuns de atualização à medida que forem surgindo.

6 de março de 2019

No comments, be the first one to comment !

Deixe uma resposta

Todos os direitos reservados.

Login

1 + 1 =

Register

Create an Account
Create an Account Back to login/register